IPB
IPB

Bem-vindo, visitante ( Entrar | Registrar )

4 Páginas V   1 2 3 > »   
Reply to this topicStart new topic
> S.H.I.N.E.L.A.G.E.M prototype uone, Aparelho para redução temperatura do X360
Grimreaper
post Jul 29 2007, 16:18
Post #1

Ogro!

Grupo: Moderador
De: Curitiba
Membro N°: 7

Negociações: 0 (0%)
Qualificar usuário

Sim, é fato comprovado que quando as coisas esquentam, elas ficam quantese e se for demais, e tendo combustível e comburente elas pegam fogo. E é fato comprovado que o poderoso XBOX 360 tem a maldição de estragar pelas seguintes causas:

01 - Falha de projeto eficiente de exasutão de calor interno do aparelho;
02 - Solda sem chumbo (ajudado a dar o efeito solda fria) para não poluir o meio ambiente para agradar os ambientalistas viados e a ISO 140000 e a norma técnica dos europeus frescos;
03- Praga dos Sonystas e Nintendistas ou qualquer ísta que tem;
04 - Pela graça do senhor Deus que queima seu aparelho para que vc aprenda uma lição sobre a vida ( de como se foder depois de gastar uma grana)
05 - Por causa que o destrave de firmware faz com que ele rode dvds piratas que rodam mais rápido que os originais causando o superaquecimento do aparelho ( by Corsário);
06 - Por causa dos TOMTOMAKUT que batem na sua porta, e se vc atender eles metem um balasso no seu X360.
07 - Queima devido ao superaquecimento da placa de rede que recebe muitos dados e esquenta, ajudando a aparecer solda fria, falha de projeto da MS que devia colocar um cooler na placa de rede;
08 - Qualidade duvidosa/erro de projeto mecânico em alguns componentes , como o " X " que seguda as memórias, que forçam as mesmas no sentido contrário da solda, ajudando a desprender quando acorre solda fria;
09 - O Hell Inside quando joga fica nervoso sai quebrando tudo até mesmo X360 que não forem o dele;
10 - Culpa da carne de boi que faz com que erros de projeto dessa forma , produzindo mais hormônios que o necessário prejudicando o funcionamento do cérebro;
11 - Pressa no lançamento para 1 ano antes do concorrente e tentar dominar o mercado Jãopôneis que só gosta de jogo de cabeçudo com zoião e espadão e simuladores de cotidiano
12 - Culpa do Nagoya. Não tem motivo apenas culpa dele e mais nada.
13 - O local de instalação e região do país. Tem cara que soca o aparelho em cima de uma estante fechada sem circulação de ar, e pra ajudar em regiões quentes para caraléo como Rio de Janeiro ou Jaraguá do Sul, Jaraguá é pior ainda pq não bate vento, e é uma sauna 24 horas por dia. Não sei como o PEL ainda é gordo morando lá (hauahauhauahauh nem me venha chamar de gordo pq agora eu sou do FITNESS CELEPAR) e pra dar 3RL nos X360 é 2 toques. Colocar o X360 dentro de um forno de madeira e deixar ele cozinhar até das 3RL. É uma merda, mas isso acontece.
14 - Falhas adversas não ligadas a temperatura mas a fadiga de componentes/componentes com defeito/mal dimensionados.

O ESQUEMA COMO ELE É

Bom de motivos está bom, o fato é : Quem tem cu tem medo. Só que o cu aqui é o X360. Então, parafraseando a frase anterior, quem tem X360 tem medo. Medo das 3RL, que surgem devido a deficiência de exaustão de calor do aparelho. Então , o que fazer para que isso seja minimizado/evitado para quem tem um X360? O certo seria ir na MS e começar um piquete ou quebra pau e exigir que a MS conserte, isso para quem tem o original sem firmware modificado. Quem modificou ta na merda, então o lance é contar com a sorte ou tentar achar meio que de prolongar a vida do aparelho ou até mesmo evitar o dia fatídico em que a sua grana irá para o HALO. Sem garantia extendida de 3 anos, e apenas contando com a força do santo dos pirateiros, resolvi fazer um " esquema " maloqueiro para tentar evitar que meu aparelho vá para o saco por causa de temperatura.

Eu chamo esse meu protótipo de S.H.I.N.E.L.A.J.E.M PROTOTYPE UONE. A sigla significa Sistema Honcho Integrado Na Esperança Lesa Anta Jaguara Evitar Merda.

Como uma imagem valem mais que mil palavras, porém, não tem mil palavras aqui, e vou ficar devendo palavras então, mas como tenho crédito na praça mostro as imagen explicando o que eu fiz, numa tarde fria de sábado, depois de estar me sentindo meio solitário depois de dois Martinis.

Esse é o sistema montado. NA verdade ele não tem NADA de especial, é um aproveitamento de outros MODS que eu vi na internerd e alguns produtos que eu vi na PLAY-ASIA. Ele consiste de uma base montada-modular com 02 coolers de gabinete de 80mm ( de fonte mesmo, daqueles vagabundos ), 02 coolers na parte traseira de 80mm tb, só que esses são um pouco melhores ( resultado de um desmonte de umas fontes de PC com defeito aqui ) e 01 cooler de 80mm na parte lateral esquerda ( que seria o fundo do aparelho vendo ele deitado ). Esse " mod " seria para usar com o aparelho em pé.

Para alimentar os Coolers usei primeiramente uma fonte de 12V com 500mA de um HUB que deu merda, porém a fonte é muito vagaba, e pra quebrar o galho achei uma de 12V e 200 mA que ta indo porém trabalhando além do seu limite, e acabei de achar uma de 12V e 1A aqui que vou trocar logo. Para ligar e desligar o sistema eu usei uma daquelas chaves liga e desliga tiradas de umas das fontes doadoras do cooler.

**** UPDATE ***** troquei a fonte para a de 12V com 1A , melhorou e muito a performance dos coolers, porém , com mais ruído, e como não tenho um potenciômetro dando sopa aqui, vai assim mesmo.

As partes plásticas eu peguei dos gabinetes mesmo, aquelas portas de baias que eu tinha aqui sobrando ( não sei pq nunca joguei fora, agora me agradeço por não ter feito depois de trocentas faxinas e jogando fora um monte de coisa). De material BRUTO foi isso, depois usei lixas, superbonder, e recortes de plástico das portas das baias.

Aqui uma foto do esquema desmontado:

Aqui uma foto do esquema com a chave liga/desliga, mais visão dos coolers traseiros e do lateral para resfriamento da carcaça.

Vendo alguns outros MODS em sites de XBOX, o pessoal usava braçadeiras ou até mesmo colava no aparelho papelão para segurar os coolers. Eu não queria fazer nada AGRESSIVO ao aparelho, por isso pensei em um esquema de encaixe apenas, sem fixar nada no aparelho que permita uma rápida desmontagem do mesmo caso mudar de lugar ou posição. A Base dele eu fiz " modular " para poder posicionar melhor de acordo com o espaço livre no local onde fica o aparelho, mesa escrevaninha .... tá mentira eu fiz modular pra não precisar colar as partes pq tava sem saco ahuahau. O coolers embaixo são os mais lentos , eles não serve tando para resfriar o aparelho, mas para garantir uma melhor circulação de ar dentro do X360, partindo do princípio " o ar quente sobe e o frio desce ". Na parte traseira eu coloquei os 2 coolers " melhores " para exaustão, ajudando os 2 coolers interno do X360 a puxar o ar quente para fora. Antes de finalizar o MOD, a parte ( vendo o aparelho em pé ) é o lado esquerdo ou a parte de baixo vendo ele deitado e essa parte é a " mãe de todos os problemas " do X360 poizé bem a parte do aparelho que esquenta mais e tem a deficiência termodinâmica e erro crasso de projeto, dos malditos " X " de metal. Coloquei externamente o melhor cooler que eu tinha ( um da Cooler Master ) apontado para a região que mais esquentava, resfriando a carcaça do aparelho e consequentemente a parte de baixo do aparelho.

Mais algumas fotos aqui

Vista 3x4 do aparelho de trás, com o cooler posiucionado na saída de ar

Foto desfocada dos coolers na parte de trás

Esquema de suporte dos coolers traseiros. Na parte traseira, a eficiência dos coolers poderia ser maior, se a carcaça do X360 não fosse abaulada, os coolers não ficam em contato direto com a mesma devido ao " vale ".

RESULTADOS

Sim, resultados. Sem o sistema de resfriamento, o meu aparelho em menos de 10 minutos ficava "morno", e atingia o auge de temperatura depois de uns 30 minutos jogando por exemplo o GEARS OF WAR. Com o sistema, o aparelho fica ligado nas mesmas condições porém ele fica gelado, como se não estivesse ligado, resultando em um considerável resfriamento tanto traseiro como do fundo do aparelho, seria como se ele ficasse sempre na mesma temperatura. Aqui em Curitiba está FRIO pacas, portanto, isso ajuda a garantir uma melhor eficiência, sendo que as peças utilizadas são de segunda e os coolers de baixa rotação.

Sim, sem mais delongas meu aparelho " gelou " mais ainda depois da adição do cooler apontado para a carcaça.

PRà“S DO SISTEMA

- HOME MADE , não gastei granacom muita coisa , apenas neurônios, alguma superbonder, fita isolante e lixa.
- Resfriamento global do aparelho satisfatório ( gostaria de ter um aparelho que eu usava na votoran para verificar temperatura de painís que esqueci o nome)
- Prático e não agride a integridade do X360 como colocar papelão colado com super bonder na carcaça

Contras

- Ruído , sim, produz mais ruído pelo fato dos coolers serem velhos e nenhum ser do tipo " ultra quiet " desses de PC , que custam 30 paus. Porém eu prefiro que faça um barulho do que perder o aparelho, instalando um potenciômetro, ajuda, fica, fica pro protótipo 2.
- Colei os coolers, se algum der merda, terei que " quebrar " o MOD, mas como é só um protótipo, se foda, vai indo até dar merda, enquanto isso, penso num esquema mais bacana de fixação se agredir o aparelho.

Gostaria de agradecer ao PEK por ter me passado umas dicas de eletrônica que eu deveria saber ahuauaha, mas a escola não foi boa e eu não gostava muito. Depois mais pra frente vamos conversar para ver uns esquemas de placas de circuito para fazer um esquema mais boleragem fera.

E para finalizar um foto de uma das 7 coisas horríveis da face da Terra

HAUAUAHUAH cometi um erro básico na " chave " , usei uma chave " unipolar " pra ligar um esquema " bipolar " ihaijaiaja queimei 2 fontes velhas, agora tirei a chave, tava deixando a fonte em curto quando desligada. A fonte queimava desligado, cagada hauahuahauhaa

--------------------
Go to the top of the page

+Quote Post
MrKarate
post Jul 29 2007, 16:28
Post #2

Pé de Macaco

Grupo: Membro Ativo
Membro N°: 152

Qualificar usuário

Só a foto do Nagoya no final já vale o tutorial!
HUAUHAUHAHUAUHAUHA

--------------------
MrKarate

"Acima de Deus só o Galo."

+Quote Post
Luigi Papa
post Jul 29 2007, 16:38
Post #3

Ancião

De: São Vicente, SP
Membro N°: 145

Qualificar usuário

Putz, um bando de coolers resolve a parada?

Po, patenteia o esquema e sai vendendo...rsrsrsrsrs

+Quote Post
Grimreaper
post Jul 29 2007, 16:41
Post #4

Ogro!

Qualificar usuário

QUOTE(Luigi Papa @ Jul 29 2007, 04:38 PM) *
Putz, um bando de coolers resolve a parada?

Po, patenteia o esquema e sai vendendo...rsrsrsrsrs

Não resolve nada, apenas ajuda a minimizar uma " probabilidade " do problema que é o aquecimento.

--------------------

+Quote Post
WilliamBR
post Jul 29 2007, 16:44
Post #5

2D/3D Fighting Fan!

De: Brasília-DF
Membro N°: 72

Negociações: 2 (100%)
Positive: 2Neutral: 0Negative: 0

Qualificar usuário

Seu aparelho ainda está na garantia?

Caso não esteja então seria melhor ter aberto e colocado os coolers originais para trabalharem a 12V (ou 9V), dessa forma você estaria combatendo o aquecimento diretamente no ponto crítico (dissipadores).

O ruído aumentaria do mesmo jeito mas a eficiência seria bem maior e você não teria que usar fonte externa.

Este post foi editado por WilliamBR: Jul 29 2007, 16:45

--------------------

Saturn,Dreamcast,Mega Drive,NeoGeo AES,SNES,N64,Gamecube,Xbox,Play2,PSP,PC+Emus

http://eshops.mercadolivre.com.br/fabsoldier

Fabsoldier no orkut!

+Quote Post
Grimreaper
post Jul 29 2007, 17:02
Post #6

Ogro!

Qualificar usuário

QUOTE(WilliamBR @ Jul 29 2007, 04:44 PM) *
Seu aparelho ainda está na garantia?

Caso não esteja então seria melhor ter aberto e colocado os coolers originais para trabalharem a 12V (ou 9V), dessa forma você estaria combatendo o aquecimento diretamente no ponto crítico (dissipadores).
O ruído aumentaria do mesmo jeito mas a eficiência seria bem maior e você não teria que usar fonte externa.

Eficiência em que sentido? Mod de 12V apenas puxa mais calor pra fora, não ajuda na circulação do calor dentro do aparelho. O de 12 V reduz , mas não resfria como o meu mod com essa cacetada de cooler. E fonte externa? O aparelho fica parado mesmo, não fica mudando de posição e o ruído não é tão grande, mais pq os coolers são velhos e não ultra quiet, que serão o próximo passo.

Porém não descarto a idéia desse MOD interno, quando tiver saco eu abro e faço, mas senão precisar mexer dentro, melhor.

Este post foi editado por OGRO: Jul 29 2007, 17:03

--------------------

+Quote Post
WilliamBR
post Jul 29 2007, 17:40
Post #7

2D/3D Fighting Fan!

Qualificar usuário

QUOTE(OGRO @ Jul 29 2007, 05:02 PM) *
Eficiência em que sentido? Mod de 12V apenas puxa mais calor pra fora, não ajuda na circulação do calor dentro do aparelho. O de 12 V reduz , mas não resfria como o meu mod com essa cacetada de cooler. E fonte externa? O aparelho fica parado mesmo, não fica mudando de posição e o ruído não é tão grande, mais pq os coolers são velhos e não ultra quiet, que serão o próximo passo.

Porém não descarto a idéia desse MOD interno, quando tiver saco eu abro e faço, mas senão precisar mexer dentro, melhor.

Essa é justamente a questão, o X360 internamente não tem muito espaço livre para circulação de ar, ou seja, não é como nos gabinetes de PC onde o uso de coolers extras inserindo ar frio e outros retirando o ar quente influenciam bastante na temperatura interna.

No X360 o que temos são dois coolers que resfriam dois dissipadores por meio de um duto (resfriam e removem o ar quente), ao inserir coolers externos você estará apenas auxiliando os coolers originais na retirada de ar quente (o resfriamento dos dissipadores permanecerá quase o mesmo).

Já em 12V o trabalho dos coolers originais dentro do duto é muito mais eficiente, eles resfriam muito mais os dissipadores e removem o ar quente com muito mais eficiência.

Uma das cagadas da M$ foi ter feito o dissipador da GPU bem menor e com uma área de atuação do duto bem menor (pra piorar ainda mais as coisas).

Abra o seu X360 e compare o tamanho dos dissipadores e a diferença de área de atuação do duto entre GPU e CPU.

--------------------

Fabsoldier no orkut!

+Quote Post
Grimreaper
post Jul 29 2007, 17:47
Post #8

Ogro!

Qualificar usuário

Sim internamente não tem muito espaço, mas tudo dentro dele esquenta, porém a placa mãe ajuda a transmitir calor em todo o X360, e com o MOD de 12 V o fundo do aparelho esquenta ainda, com o meu não.

Este post foi editado por OGRO: Jul 29 2007, 17:50

--------------------

+Quote Post
MrKarate
post Jul 29 2007, 17:48
Post #9

Pé de Macaco

Membro N°: 152

Qualificar usuário

Olha numa boa, ao contrario do Ogro, eu não tenho facul e nem sou formado, mas porra meu lendo o tutorial dele, o mesmo deixa claro que o intuito desse sistema é de QUANTO MENOS interfirir no console externa e internamente melhor, ou seja, ele apenas fez um acessorio que ajuda os coolers do aparelho a dissipar o calor como um todo e não em certas partes afetadas, alias ele até frisa, partindo do principio que o ar quente sobe...
Ou seja ele colocou coolers extras pra ajudar a trazer mais ar frio pra dentro do console, e mais coolers pra ajudar o console a extrair o ar quente do mesmo, sempre partindo do principio, quanto menos mexer no console melhor.

Tá bem clara a ideia do OGRO, nesse tuto, só ler.

Este post foi editado por MrKarate: Jul 29 2007, 17:51

--------------------
MrKarate

"Acima de Deus só o Galo."

+Quote Post
Nagoya
post Jul 29 2007, 17:51
Post #10

estado policial

Membro N°: 75

Qualificar usuário

QUOTE(OGRO @ Jul 29 2007, 04:18 PM) *
12 - Culpa do Nagoya. Não tem motivo apenas culpa dele e mais nada.

Não tenho como discordar

Em breve vão fazer uma votação para eleger os 7 maiores desastres da Terra, gostaria que votassem em mim ok.

--------------------

+Quote Post
Grimreaper
post Jul 29 2007, 17:57
Post #11

Ogro!

Qualificar usuário

QUOTE(MrKarate @ Jul 29 2007, 05:48 PM) *
Olha numa boa, ao contrario do Ogro, eu não tenho facul e nem sou formado, mas porra meu lendo o tutorial dele, o mesmo deixa claro que o intuito desse sistema é de QUANTO MENOS interfirir no console externa e internamente melhor, ou seja, ele apenas fez um acessorio que ajuda os coolers do aparelho a dissipar o calor como um todo e não em certas partes afetadas, alias ele até frisa, partindo do principio que o ar quente sobe...
Ou seja ele colocou coolers extras pra ajudar a trazer mais ar frio pra dentro do console, e mais coolers pra ajudar o console a extrair o ar quente do mesmo, sempre partindo do principio, quanto menos mexer no console melhor.

Tá bem clara a ideia do OGRO, nesse tuto, só ler.

Sim e como o Karatê falou, foi isso mesmo, mexer o minimo possível no aparelho internamente.

--------------------

+Quote Post
WilliamBR
post Jul 29 2007, 17:57
Post #12

2D/3D Fighting Fan!

Qualificar usuário

QUOTE(OGRO @ Jul 29 2007, 05:47 PM) *
Sim internamente não tem muito espaço, mas tudo dentro dele esquenta, porém a placa mãe ajuda a transmitir calor em todo o X360, e com o MOD de 12 V o fundo do aparelho esquenta ainda, com o meu não.

É aquilo que eu sempre falo, qualquer esforço pra reduzir o aquecimento é válido!

Eu me preocupei em combater o calor diretamente no ponto crítico (dissipador da GPU) e tem funcionado (mais de um ano e nada de 3RL nem travamentos)!

Espero que o seu Mod também lhe dê bons resultados a longo prazo!

Este post foi editado por WilliamBR: Jul 29 2007, 17:59

--------------------

Fabsoldier no orkut!

+Quote Post
Agentman
post Jul 29 2007, 18:04
Post #13

My name is Bond...James Bond.

De: Belo Horizonte
Membro N°: 43

Negociações: 3 (100%)
Positive: 3Neutral: 0Negative: 0

Qualificar usuário

Voto garantido! biggrin.gif

--------------------

AGENTMAN'S HIDEOUT
MINHA COLEÇÃO DE JOGOS ORIGINAIS (GROWING AND GROWING...)

*****************Registrado desde 20/07/2003*****************

+Quote Post
Grimreaper
post Jul 29 2007, 18:07
Post #14

Ogro!

Qualificar usuário

QUOTE(WilliamBR @ Jul 29 2007, 05:57 PM) *
É aquilo que eu sempre falo, qualquer esforço pra reduzir o aquecimento é válido!
Eu me preocupei em combater o calor diretamente no ponto crítico (dissipador da GPU) e tem funcionado (mais de um ano e nada de 3RL nem travamentos)!
Espero que o seu Mod também lhe dê bons resultados a longo prazo!

Então, me preocupei em resfriar o aparelho em um todo sem mexer internamente, o mod de 12V não é descartável porém é método DIFERENTE, do meu, se vai ser mais ou menos eficiente , teriam que medir interna e externamente as temperaturas.

O pessoal que fez MODs parecidos tem conseguido bons resultados, se vai ser eficiente ou não as 3RL é que irão dizer...

--------------------

+Quote Post
Chackal2099
post Jul 29 2007, 18:47
Post #15

11/11/2003

Membro N°: 28

Negociações: 1 (100%)
Positive: 1Neutral: 0Negative: 0

Qualificar usuário

04 - Pela graça do senhor Deus que queima seu aparelho para que vc aprenda uma lição sobre a vida ( de como se foder depois de gastar uma grana)

Não seria coisa do tinhoso cobrando dívida do Tio Bill ?

ahahahah, montou um transformer voador com esse monte de culers.

Off: Jaraguá tbm é 8 ou 80. No verão é muito quente, e no inverno é muito frio. Quem mora aqui pode se mudar pra Curitiba ou pra Bahia, que se adapta na boa.

--------------------
Sísifo, pai do rock.

+Quote Post

4 Páginas V   1 2 3 > » 
Reply to this topicStart new topic
1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico (1 visitantes e 0 usuários anônimos)
0 membros:

Modos de Exibição: Padrão · Mudar para: Linear+ · Mudar para: Outline

Versão Simples Horário: 4th September 2010 - 04:02
Design by: Free Skins IPB & eBusiness Chat